Congressos Anteriores

O I Congresso Brasileiro de Buiatria e IV Congresso Latino Americano de Buiatria foi realizado de 12 a 15 de outubro de 1981, no Hotel Hilton em São Paulo/SP, com atividades em quatro auditórios simultâneos sendo composto por dezessete palestras de temas diversos sobre os bovinos, um curso de atualização em compartimentos gástricos e doze painéis com os temas: Brucelose, Tuberculose, Febre Aftosa, Raiva, Cisticercose, hematozoários, endo e ectoparasitas, clínica, cirurgias genitais, acidentes ofídicos, controle sanitário de produtos de origem bovina.

II Congresso Brasileiro de Buiatria
1983

Em 1983 foi realizado em Salvador/BA o II Congresso Brasileiro de Buiatria.

XVI Congresso Mundial de Buiatria
1990

Baixar Baixar

Em 1990, de 13 a 17 de agosto, aconteceu na cidade de Salvador/BA, o VI Congresso Latinoamericano de Buiatria e o XVI Congresso Mundial de Buiatria. Foram publicados dois volumes de Anais com 1.263 páginas com o conteúdo de nove palestras, 120 trabalhos científicos, 67 posteres, três vídeos e de quatro simpósios que ocorreram no evento.

O III Congresso Brasileiro de Buiatria (III CBB), foi realizado de 05 a 07 de julho de 1999, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, USP, São Paulo/SP, e representou um marco fundamental na história da entidade, pois cristalizou e sedimentou um processo de reconstrução da Associação Brasileira de Buiatria há quase quatro anos. Teve como tema central "O desafio do mundo globalizado: como produzir com qualidade"; e contou com uma programação de quinze palestras e debates, ministrados por dez palestrantes nacionais e cinco internacionais, além de duas mesas redondas. Estiveram presentes 297 congressistas, sendo 185 profissionais e 112 estudantes, de quinze Estados Brasileiros e do Distrito Federal.
Os Anais do III CBB foram publicados na revista dos Arquivos do Instituto Biológico, e composto por 99 resumos de temáticas que abordaram a espécie bovina nas áreas de sanidade e produção animal. Os resumos foram escritos por grupos de autores de 31 entidades dedicadas ao ensino e ou pesquisa com bovinos de onze Estados. Instituiu-se no III CBB o prêmio “Jovem Buiatra”, destinado a premiar a melhor monografia apresentada sobre o tema livre na área de bovinos.

VeR relatório

O IV Congresso Brasileiro de Buiatria ocorreu de 14 a 18 de maio de 2001 no Palácio Popular da Cultura de Campo Grande/MS, e registrou a presença de 1.000 congressistas, discutindo temas de grande relevância para a bovinocultura, com atenção especial a sanidade
animal, ministrados por setenta palestrantes de renome. Dentro do evento ocorreu o International Workshop – New Laboratory Diagnostics Tecqniques For Large Animals, em cooperação com EMBRAPA, Gado de Corte. Os Anais foram publicados no formato de CR-ROOM, com a publicação de 196 resumos distribuídos em onze áreas temáticas. Nessa edição do CBB, foram publicados pela
primeira vez resumos de estudos realizados com caprinos e bubalinos.

MAIS INFORMAÇÕES

O XI Congresso Latino Americano de Buiatria, V Congresso Brasileiro e o III Nordestino, foi realizado no Centro de Convenções de Salvador/BA, entre os dias 02 e 05 de setembro de 2003, com a temática “Sanidade, base da economia pecuária”. Foram três dias de uma rica discussão com aproximadamente quatrocentos inscritos, oriundos de vários estados brasileiros. Tiveram presentes 68 palestrantes nacionais conferencistas ou participantes de mesas redondas, além de quatro internacionais oriundos, do Uruguai (2), Bélgica e França (1). Foram selecionados e apresentados 248 resumos das mais diversas áreas da Buiatria, sendo publicado pela primeira vez, nos Anais dos Congressos Brasileiros de Buiatria, estudo com ovinos.

O VI Congresso Brasileiro de Buiatria foi ocorreu de 25 a 28 de maio de 2005 no Hotel Atlântico Búzios Convention, em Armação dos Búzios/RJ, com a participação de 580 congressistas de dezoito estados Brasileiros, além de Uruguai, Argentina, Peru e EUA. Foram apresentados 210 trabalhos científicos e realizadas sessenta palestras com 53 palestrantes de onze estados Brasileiros, Uruguai e Argentina.

O VII Congresso Brasileiro de Buiatria, ocorreu de 10 a 13 de outubro de 2007, no Centro de Convenções de Curitiba, em Curitiba/PR ( VER IMAGENS ).
A programação de palestras foi distribuída por tópicos temáticos denominados: avanços médicos, avanços cirúrgicos, avanços sanitários,
avanços na glândula mamária, avanços na sanidade de bubalinos e pequenos ruminantes, postura profissional, avanços nutricionais, avanços em temas clássicos, novas tecnologias na buiatria (no campo e laboratório) e simpósio para empresas, como consta na programação oficial ( VER PROGRAMAÇÃO ).
O lema do congresso foi “Saúde é qualidade” onde tivemos ao todo 31 palestras apresentadas, em um modelo de palestras tradicionais pela manhã e finalizando o dia sempre com uma mesa redonda. Houve a participação de três palestrantes internacionais, Prof. Fernando Wittwer (Chile), Dr. Roberto Acuña (Uruguay) e Dr. Eduardo Vicente Lopez (Argentina). Os palestrantes e moderadores brasileiros se originavam de onze Estados diferentes mais o DF, abrangendo as cinco regiões geográficas. O congresso contou também com um momento de “Encontre o especialista” onde os palestrantes podiam ser abordados diretamente na sala VIP pelos congressistas nos intervalos na parte da manhã. O simpósio pré-congresso com o lema “Saúde é economia” contou com dois painéis (Impacto econômico da sanidade na produção de carne e leite, Modelos de organização para a comercialização de carne e leite) com cinco palestrantes e dois moderadores. Ocorreu um curso pós-congresso de 15 a 16 de outubro ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Ollhoff e o Dr. Roberto Acuña (Uruguay). A comissão científica do congresso foi coordenada pelo Prof. Dr. Luiz Ernandes Kozicki, da UFPR
e PUC-PR, e contou com a colaboração de dezoito membros brasileiros de diferentes IES, um mexicano e um uruguaio com experiência em pesquisa científica. Foram aprovados, apresentados na forma de pôster nos dias 10 a 12 de outubro um total de 214 trabalhos, e publicados em Anais na Revista Archives of Veterinary Science v.12, suplemento, p. 1-308, 2007, e também disponibilizado em CD-ROOM aos congressistas.
Participaram do evento 289 congressistas pagantes em um total de 326 congressistas. Como pontos altos podemos destacar o lançamento de selo comemorativo em homenagem ao congresso pelos correios brasileiros, a exposição cultural organizada pelo Prof. Dr. Ivan Barros contando com selos e vacas da “cowparade” distribuídos no centro de convenções e o jantar festivo ocorrido no tradicional Restaurante Madalosso em Santa Felicidade, Curitiba que contou com música ao vivo do “Bicho do Paraná” o músico João Lopes da Silva (falecido em 2020).
A exposição industrial contou com stands da Bayer, da Schering, Tecpar, Center Book e Editora Peixes. Obtivemos patrocínios da Bayer, Schering, CRMV-PR (maior valor) e do BRDE (menor valor). Destacamos que apesar de contarmos na época com um vice-governador médico veterinário, não obtivemos nenhum tipo de apoio por parte do governo do Paraná da época.

O VIII Congresso Brasileiro de Buiatria ocorreu de 21 a 24 de outubro de 2009, no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte e teve como tema central “Medicina de Produção de Ruminantes e a Responsabilidade do Buiatra com o Meio Ambiente e Bem-Estar Animal”.

O IX Congresso Brasileiro de Buiatria foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia/GO durante os dias 04 e 07 outubro de 2011 e contou com atividades nas áreas de: cirurgia e anestesiologia, diagnóstico por imagem, patologia clínica, plantas tóxicas, clínica de ruminantes, saúde de bovinos, búfalos e pequenos ruminantes, produção de bovinos e pequenos ruminantes, reprodução de bovinos, gestão pecuária, buiatria: política e ensino, conservação de recursos genéticos animais, sustentabilidade e conservação do meio-ambiente; demonstrando o caráter abrangente do evento, como consta na programação oficial ( VER PROGRAMAÇÃO ).
O Congresso teve um público de 621 participantes de todos Estados e DF, além de EUA, Portugal, Áustria, Colombia, Espanha e Irlanda, sendo composto basicamente por profissionais liberais ligados a iniciativa privada e/ou órgãos governamentais (106), alunos de graduação (235) e pós-graduação (126), produtores rurais (16), expositores (7), além de professores universitários e pesquisadores. Foram publicados 279 resumos nos Anais do IX CBB no periódico científico Veterinária e Zootecnia, da FMVZ/UNESP, Campus de Botucatu, sendo que os vinte resumos com as maiores pontuações foram apresentados sob a forma oral. Mais informações no relatório do IX CBB ( VER RELATÓRIO ).

O X Congresso Brasileiro de Buiatria foi realizado de 9 a 12 de setembro de 2013 nos auditórios do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém/PA. O evento realizou ampla discussão sobre a sanidade e a produção de ruminantes nos vários biomas brasileiros levando em consideração a sustentabilidade social, econômica e ambiental, como conta na programação oficial ( VER PROGRAMAÇÃO OFICIAL ). Os 77 palestrantes nacionais e dois internacionais realizaram diversas palestras e mesas redondas nos eixos temáticos: neurologia, sanidade e produção de ruminantes, inspeção sanitária, bubalinocultura, boas práticas pecuárias, reprodução, integração lavoura-pecuária-floresta, bem-estar animal e o novo código florestal e o agronegócio. Os anais foram publicados no formato de CD-ROOM, sendo composto por 504 resumos expandidos.

“Um mundo, uma saúde”, foi o tema do XI Congresso Brasileiro e XVII Congresso Latino-americano de Buiatria, realizados entre os dias 22 e 24 de julho, no WTC - Golden Hall, em São Paulo/SP. Em um formato diferente, tecnológico e sem paredes ( VER REPORTAGENS ), a proposta foi integrarespaços, profissionais e temas, com o objetivo de tirar os presentes da zona de conforto em prol de uma Buiatria cada vez mais comprometida com os quatro aspectos principais dessa área da
Medicina Veterinária: o econômico, a segurança alimentar, o ambiental e o social. O evento contou com 41 palestrantes de onze países que abordaram os temas: bem-estar, bubalinos, clínica, diagnóstico por imagem, doenças da reprodução, doenças nutricionais e metabólicas, doenças vesiculares, encefalites e encefalopatias, mastite, neonatologia, parasitologia, pequenos, ruminantes, PNCEBT, podologia, políticas públicas, reprodução, terapêutica e vacinologia. Estiveram presentes congressistas de 23 Estados e dez países. Foram publicados 469 resumos ( VER LISTA ), nos anais do XI CBB na Revista O Biológico. Saiba mais.

O XII Congresso Brasileiro de Buiatria ocorreu de 11 a 14 de setembro de 2017, no Centro de Eventos do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu/PR. A programação de palestras ( VER PROGRAMAÇÃO ) foi distribuída por painéis com temática definida e discussão, ao final, dirigida por moderadores. Ao todo foram 35 palestras apresentadas, distribuídas por doze painéis, que versaram sobre temas atuais e relevantes aplicados à sanidade, produção e reprodução das espécies ruminantes de produção. Houve a participação de 34 palestrantes, sendo quatro internacionais, e dezesseis moderadores. Os palestrantes internacionais eram originários do Canadá, Áustria e Alemanha. Os palestrantes e moderadores brasileiros se originavam de doze Estados diferentes, abrangendo as cinco regiões geográficas: SE (19), S (11), NE (5), CO (5) e N (2). O curso pré-congresso, intitulado "Workshop de avaliação de bem-estar e ambiência de bovinos de leite na propriedade”, ocorreu em 11 de setembro e foi ministrado pela Profa. Dra. Marina Von Keyserlingk, da University of British Columbia, Canadá. O curso pós-congresso, intitulado "Ultrassonografia e cirurgia em sistema locomotor bovino”, ocorreu em 15 de setembro e foi ministrado pelo Prof. Dr. Johann Kofler da Universität Wien, Áustria, e pelo Prof. Dr. Alexander Starke da Universität Leipzig, Alemanha.
A comissão científica do congresso foi coordenada pelo Prof. Dr. Rüdiger Daniel Ollhoff, da PUC-PR, e contou com a colaboração de 21 componentes, brasileiros de diferentes IES, com experiência em pesquisa científica. Do total de 417 resumos enviados para avaliação, 344 foram aprovados, apresentados na forma de pôster nos dias 12, 13 ou 14 de setembro, e publicados em Anais na Revista Acadêmica Ciência Animal. Participaram do evento 405 congressistas, sendo 123 alunos de graduação em medicina veterinária e 282 médicos veterinários. Destes, 78 eram alunos de programas de pós-graduação. Quanto à atividade profissional, dezessete trabalhavam em empresa comercial ou farmacêutica, quatro em instituições de diagnóstico, 219 em IES, quarenta em instituições de pesquisa, 46 eram profissionais
autônomos e 79 trabalhavam em outras atividades. Quanto à origem, 398 eram brasileiros, três eram canadenses, e um era uruguaio, colombiano, austríaco ou alemão. Dentre os brasileiros, a maioria se
originava das regiões Sul (181) e Sudeste (133). Os participantes oriundos das regiões Nordeste (51), Centro-Oeste (30) e Norte (3) foram menos numerosos. Veja as fotos.

O XIII Congresso Brasileiro de Buiatria, foi realizado em dois auditórios da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, de 10 e 13 de setembro, ( LEIA A REPORTAGEM ) recebendo 561 congressistas de vinte Estados do Brasil e de outros países (EUA, Paraguai, Uruguai, Argentina, Espanha e Colômbia). Contou com 58 palestrantes, onze minicursos e a publicação de 182 resumos em seus Anais ( VEJA A REPORTAGEM ). Saiba mais.